terça-feira, 8 de março de 2011

Uma proposta

Um dos principais temas que nós estamos já acostumados a ouvir da boca de políticos e especialistas é sempre a ladainha do desenvolvimento sustentável. Muito blablablá e nada de muito concreto e quando concretizam, o que é pior, é algo que não deveria ter-se concretizado !

As pessoas que vivem em grandes metrópoles são as que mais sofrem com problemas de poluição, superaquecimento advindo dos gases gerados pelos veículos, pelo baixo nível de áreas verdes nessas regiões, enfim, quem mora em uma cidade como São Paulo vê diariamente os frutos de politicas muito retóricas sobre o nosso desenvolvimento.

Um governo não pode querer se intrometer demais no ritmo da cidade, querer impôr aos seus cidadãos o desejo de alguns. Neste sentido se o mercado vê em São Paulo oportunidades para fornecer seus produtos a cidadãos ávidos por consumi-los não há nenhum problema nisso. Todavia, um governo precisa captar o que seus cidadãos pensam e elaborar políticas e coordená-las para o bem da cidade e de seus cidadãos.

O transporte público, de massas, em São Paulo, é um grande exemplo de como um governo não deve agir.

Desde a implantação nesta cidade do chamado "Sistema Interligado" durante a gestão da senhora Marta Suplicy, um dos marcos históricos do transporte público paulistano, foi quase abandonado, o Trólebus.

Hoje, esse sistema é totalmente limpo, que não gera uma particula de poluição, só pode ser observado em algumas áreas como parte da Zona Leste e do Centro. Antes da gestão Marta Suplicy, eles rodavam em todas as zonas da Cidade, e com grande destaque.

O motivo para que esse sistema fosse tão grandemente abandonado é sem dúvida o lobbye de empresários, donos das empresas de ônibus, que como bem sabemos se utilizam de meios nem sempre muito claros para ganhar licitações, pagar seus impostos e tudo mais que possamos imaginar.

Mesmo assim, eu que muito bem me lembro do transporte por ônibus nessa Cidade durante os anos 1990 sei que de certa forma a qualidade do transporte melhorou, mas com absoluta certeza poderia melhorar mais e não somente poderia, mas deve melhorar, é uma demanda do mercado, que clama por mais qualidade. O governo tem que possibilitar ao mercado liberdade e segurança para agir.

Não sei dizer ao certo quando os contratos de concessão dos lotes das regiões serão renegociados, mas o que é certo é que novas licitações deveriam ser abertas, de forma clara, com regras diferentes dessas que são utilizadas hoje. O foco: baixar o valor da passagem e aumentar a qualidade do transporte. Livre concorrência, é como se chama o princípio que poderá dar uma solução aos altos preços e a péssima qualidade do transporte público de nossa cidade.

E quanto aos trólebus ? Bom, eu tenho a ideia de que o sistema de trólebus deva ser secessionado do sistema de ônibus tradicional, que o sistema passe a uma supervisão da SP Trans, a parte, e que também a parte sejam feitas a licitações com grupos e empresas que desejem operar esse tão eficaz, limpo e charmoso sistema de transporte.

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