As mudanças beneficiam mais de 1,5 milhão de passageiros da região dos jardins Angela e Jacira, Zona Sul da CidadeA SPTrans informa que desde o dia 11/12, quando foi implantada a 2ª fase da reorganização das linhas de ônibus que circulam pelo Corredor M'Boi Mirim, somada à implantação da faixa reversível, a velocidade média dos veículos que circulam no corredor aumentou, diminuindo a viagem de 70 para 28 minutos.
Entre as mudanças implantadas estão a troca dos veículos menores por modelos maiores, articulados e bi-articulados, aumentando a oferta de lugares em 26%.
Com as mudanças os passageiros dos bairros mais distantes fazem transbordo nos terminais Jd. Ângela, Guarapiranga, na Estação de Transferência Manoel Lopes e no terminal da Estação Santo Amaro do Metrô, que possibilita a integração com os trens da CPTM e do Metrô.
Uma das principais medidas da reorganização foi a retirada da maioria das linhas que circulavam à direita da Estrada do M'Boi Mirim, dando prioridade aos ônibus no corredor, que, com a faixa reversível, ganhou fluidez e tem colaborado para a melhoria do trânsito geral na região.
Há três anos, a Secretaria Municipal de Transportes, através da SPTrans deu início a uma política de reorganização das linhas de ônibus da capital, para racionalizar as linhas eliminando a sobreposição de itinerários. Antes, a maioria das linhas seguia até a região central da cidade ou a grandes centros de interesse. Para evitar que essas regiões fiquem sobrecarregadas, o sistema de transporte foi reorganizado de forma que veículos menores sejam responsáveis pelas linhas locais, dentro dos bairros, e os maiores sigam pelos corredores nas linhas estruturais, levando os passageiros até as regiões centrais.
Outras ações simultâneas para melhorar o atendimento- Aumento do número de ônibus nas linhas com maior demanda.- Substituição dos ônibus por outros maiores e com maior capacidade de transportar passageiros. Os ônibus convencionais transportam 74 passageiros e um biarticulado consegue levar até 189 pessoas. Esta medida vai possibilitar um aumento de 5.800 lugares nos horários de pico, com um aumento de 26% na oferta. Substituir os coletivos por modelos maiores é importante porque aumenta a oferta de lugares sem necessidade de colocar um número maior de ônibus circulando na mesma via.- Presença permanente de 20 agentes da SPTrans para fiscalização do cumprimento das obrigações das empresas de ônibus.- Presença permanente de 30 técnicos das operadoras de ônibus para auxiliar no embarque/desembarque.- Presença de 14 agentes da CET para priorizar a fluidez do corredor de ônibus.- Manutenção constante dos pontos de parada, da sinalização vertical e horizontal e dos terminais.- Reforma e transformação da Parada Manoel Lopes em Estação de Transferência;- Integração da linha Jd. Jacira com a Estação Santo Amaro do Metrô. O usuário pode escolher seguir caminho em ônibus maiores ou por meio de integração com o sistema sobre trilhos.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Aumenta a velocidade média dos ônibus que circulam pelo Corredor M'Boi Mirim depois da reorganização das linhas da região
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